A melhor e mais escondida série de TV
O slogan da HBO nos anos 90, quando ela começou, era “It 's not TV, it 's HBO”. Em português seria “Não é televisão, é HBO”. Slogan que mais parece ter virado um lema na HBO, pois a comparação com outros canais, produtoras e companhias logo se tornou desleal, comprovando a veracidade do bordão. Oz, Sopranos, Band of Brothers e até Sex and the City começaram no final dos anos 90 e abriram o caminho para muitas outras, servindo como inspiração, como Breaking Bad e Mad Men.
Esse período ficou conhecido como a Era de Ouro das Séries de TV, pois a televisão passou a oferecer papéis e oportunidades que o cinema não estava dando. Trazendo grandes astros, roteiristas e realizadores do cinema para a televisão. Esse período teve a HBO como expoente e principal “player”.
Hoje em dia, ficou cada vez mais comum receber indicações de Sopranos, como a melhor série já feita, ou a que fundamentou Breaking Bad, queridinha dessa geração. Mas a maioria esquece, ou sequer ouviu falar, da grandiosa The Wire, ou A Escuta.
Ela é uma série policial que durou de 2000 até 2008. Ela começa justamente quando outras séries policiais surgiram, como Law and Order e CSI e todas as variações delas. Mas The Wire trouxe a realidade do crime e submundo para a televisão americana. Nenhuma outra série chegou perto de retratar o mundo com tanta veracidade.
Quando se insiste na verdade como maior característica descritiva da série, é justamente porque ela é seu maior trunfo e diferencial. Isso se deve ao criador dela, David Simons, que trabalhou como jornalista policial em Baltimore, cenário da produção. Na série feita por ele anteriormente, Homicide:Life on the street, o seu conhecimento e contato com o tema já se tornou perceptível. Mas em The Wire tudo é elevado à mais alta potência. Aliado a grandes roteiristas, a realidade encontra o drama de uma forma impressionante.
O que poderia se passar como uma obra policial comum logo se destaca das outras. Atuações grandiosas, feitas por profissionais até então desconhecidos, tramas e subtramas muito bem elaboradas estão presentes em todas as 5 temporadas. Tudo isso com um extremo apego à realidade, o que é refletido no ritmo e andamento dos episódios. The Wire descreve perfeitamente a caótica cidade de Baltimore, por meio do seu organizadíssimo crime, política, sistema escolar, área portuária, igrejas e violência.
Em 2024, The Wire permanece quase como um documento da realidade ficcionada.
Comentários
Postar um comentário