LISTA DE ALGUNS FILMES QUE VI EM 2023



 O ano de 2024 já começou e grandes filmes estão ou já passaram pelas bilheterias no Brasil, como de costume em todo ano. Entretanto,  não poderia deixar passar alguns filmes que vi lançados ano de 2023, sendo a maioria no cinema e alguns poucos em casa. As produções estão em ordem qualitativa de acordo com critério definido por mim mesmo. Comentários liberados para críticas, xingamentos, discordâncias, elogios e aclamações.


1-PERÉIO, EU TE ODEIO


O melhor filme do ano. Documentário excelente, depoimentos incríveis que mostram a personalidade e as fases da carreira, e loucura, do grande ator Paulo César Peréio. Além de passar por momentos em que poucos sabiam de sua trajetória, o filme captura muito bem os relacionamentos dele com os mais variados tipos de pessoas. O trailer do filme, disponível no YouTube faz mais de 10 anos, já era hilário, mas os casos do Peréio ainda mais loucos são impressionantes. Talvez o filme em que mais ri na vida.

Pereio, Eu Te Odeio

2-SEDE ASSASSINA


Pouquíssimo comentado, Sede Assassina talvez tenha sido o melhor filme policial em muito tempo. Sem ousar muito e se preocupar simplesmente contar uma história instigante com bons personagens, o longa de Damián Szifron mereceu muito mais relevância do que pareceu ter. O diretor de Relatos Selvagens retornou depois de quase 10 anos e trouxe um grande filme. Assisti sozinho na sala de cinema.


3- ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES


Martin Scorsese não decepciona. Filme incrível, com sensibilidade e drama envolvendo uma trama grandiosa. Filmes assim fazem repensar o porquê de assistir tanta coisa ruim ao longo do ano, principalmente pela forma e qualidade em que a história é contada. Uma das grandes direção de atores da carreira de Scorsese. Ainda mais interessante pelo momento em que ele resolve contar essa história.


4- OPPENHEIMER


Junto com Barbie, foi o filme mais popular do ano. A onda que abarcou os dois filmes tomou conta da cultura pop. E, diferente do outro, é um filme de verdade. Um elenco imenso, onde todos que participam entregam grandes atuações. Talvez a ficção tenha dosado demais a adaptação, mas Christopher Nolan explora muito bem os momentos da vida de Oppenheimer. Também é espetacular a maneira em que a edição trabalha o filme e, por consequência, a história do personagem retratado. A linha do tempo, com os 3 momentos chaves da vida dele se misturando por todo o desenrolar da história, não confunde o espectador e só melhora o filme. Além de um grande trabalho nos efeitos sonoros.


5-HOMEM ARANHA -ATRAVÉS DO ARANHAVERSO


A continuação mantém o nível da primeira. Pode não surpreender tanto o espectador quanto no primeiro filme, mesmo assim o trabalho artístico continua sendo digno de muitos elogios. Sem muitos comentários. Por ser um filme que está no meio da trilogia, acaba sofrendo um pouco por ter seu rumo afetado pela história maior. Mas cumpre muito bem seu papel e entrega um final incrível.


Sede Assassina
6-AIR


Uma história muito legal e que merecia ser contada. O filme tem soluções bacanas, no entanto exagera na carga dramática em alguns momentos. Poderia ser mais leve e acabou sendo mais esquecível por se levar tanto a sério. 


7-GUARDIÕES DA GALÁXIA 3


Desfecho de uma saga e o adeus de James Gunn da Marvel. O filme consegue ser ainda mais dramático que o segundo, mas mantém o tom humorístico e as piadas incríveis dos anteriores. Melhor que o segundo filme e pior que o primeiro, Guardiões da Galáxia 3 consegue finalizar bem essa história da qual ninguém esperava nada.


8-O ASSASSINO


Os Smiths melhoraram muito minha experiência. A ideia de construir um personagem monotemático, repleto de trejeitos e manias de organização não saiu bem, visto que ele é a base do filme inteiro e não desperta interesse algum em quem assiste. Todo o drama com a mulher dele poderia ser descartado, pois não passa apego algum e na prática parece apenas um filme de assassino de aluguel. As cenas de ação e de preparação do personagem são interessantes, no entanto, o filme é muito superficial, o que influencia negativamente nas atuações.


9-PEARL


A sequência do badalado “X” manteve a originalidade, drama e horror do original, porém se sai consideravelmente pior que o primeiro. Continua trazendo boas atuações e referências aos clássicos, mas não entrega muita empolgação como o outro. Talvez tenha sofrido por ser o segundo de uma trilogia.


10- VELOZES E FURIOSOS X


O grande trunfo do décimo filme da franquia “Velozes e Furiosos” é a escolha de Jason Momoa como antagonista. Com certeza um dos melhores da saga. O filme vai ter continuações e empolga quem gosta de carros, explosões, falsidade, estripulias e falta de enredo. Velozes e Furiosos X se apega ao que pode apresentar e consegue passar de ano.


11- GATO DE BOTAS 2


Pelo barulho feito na internet, pareceu que seria do nível de Shrek 2 e 3. E, apesar de uma grande ideia inicial, o filme decepciona ao desenvolver a trama e principalmente na forma que encerra essa história. Ainda assim, conta com um grande trabalho artístico, boas piadas e emoção no nível certo.


12- JOHN WICK 4: BABA YAGA


É muito comum na indústria do cinema que franquias percam qualidade com o lançamento de cada sequência. Fato é que, até o terceiro filme, John Wick mantinha um bom nível entre os filmes. O quarto filme acabou com esse status. O capítulo final ainda possui boas cenas de ação, inclusive a sequência filmada de cima ao estilo “Hotline Miami”. O enredo, porém, não empolga e, o que poderia, e deveria, ser um final triunfal, acaba sendo decepcionante. O diretor ainda foi corajoso ao homenagear o clássico “Lawrence da Arábia” em uma produção tão comercial. Mas o produto final acabou com a empolgação do público que esperava finalizar com sucesso e méritos a saga.


13- INDIANA JONES


O quinto filme da franquia se aproxima mais do desastre que é o quarto filme, do que da trilogia original. É verdade que não é uma experiência terrível de se passar no cinema, mas a empolgação, característica dos filmes originais, passa longe. A adição da Phoebe Waller-Bridge poderia dar química, porém não soma em quase nada. Muitas decisões ruins, principalmente a escolha por voltar no tempo para resolver a aventura. Muito batido e sem emoção alguma.


14- BARBIE


Eu poderia dizer que a expectativa é a mãe da desilusão. Todavia, empregar esse ditado popular justamente num filme que tanto questiona o machismo seria ruim. Dizer que eu tinha muitas expectativas, também seria. A empolgação que surgiu na internet e tomou a cultura pop no ano, junto com Oppenheimer, realmente gerou alguma curiosidade. Mas o filme é muito abobado e infantilizado. Acho que poderia ser muito interessante para pré-adolescentes, mas não proporciona reflexão alguma para um adulto. Além de metade das piada não serem engraçadas. O trabalho cenográfico, no entanto, é muito bem feito. A preocupação com esse fator fez a diferença.


15- CREED 3


O terceiro filme do filho do Apollo Creed tentou chacoalhar a franquia, porém acabou dando muito errado. Tem momentos legais na trama, ainda mais quando conversa com os anteriores e do Rocky Balboa, mas impressiona não ter clímax nenhum na luta final. Michael B Jordan estreia mal na direção, com péssimas decisões na trama e nos bastidores da produção, no papel de produtor. O caso de Jonathan Major é outra questão, agora condenado por violência doméstica, é um bom ator e subaproveitado no filme, só não deveria estar ali. Entendo que as acusações só vieram à tona depois das gravações, entretanto, um caso tão grave como esse não pode passar despercebido.


16- MISSÃO IMPOSSÍVEL - ACERTO DE CONTAS -  PARTE 1


A produção sofreu bastante por ter estreado muito perto de “Barbie” e “Oppenheimer”, que fizeram ótimas campanhas publicitárias e surfaram no sucesso um do outro. Tom Cruise ficou sozinho e, como se já não bastasse, lançou um filme ruim. Há uma cena surreal no começo do filme, quando Ethan Hunt invade o escritório de algum poderoso envolvido em alguma conspiração. A edição do encontro é de passar mal e inclusive compromete o entendimento do espectador. Além do vilão do filme não passar carisma algum. E, para completar, a “grande cena de ação”, marca da franquia e presente em todos, não sai da média.


17- NAPOLEÃO


Mais um filme ruim de Ridley Scott. Depois do fraquíssimo Casa Gucci, ele traz mais uma história que almeja ser heroica e imponente, mas se sai como um filme de piada. A atuação fraca de Joaquin Phoenix e todo o drama da vida de Napoleão é jogado fora com a maneira em que o diretor escolhe contar. Um filme de elipse, que não encontra seu tom em momento algum e passa longe de impressionar o espectador. O saldo é negativo, mesmo com uma boa cenografia e cenas de batalha bem dirigidas. A cena da esfinge é um exemplo de muitas outras cenas do quão bobo o filme é.


18- DINHEIRO FÁCIL


Pouca gente deu atenção, e com razão. Filme fraco, parece ficcionar demais a história real e despolitizar a história como ela de fato foi. Ainda assim, não empolga, não entrega grandes atuações ou novidades. Era uma história recente, interessante e inusitada que se saiu mal demais ao ser contada. 


19- HOMEM FORMIGA E VESPA - QUANTUMANIA


Mais um filme horrível da Marvel. Eu costumava dizer que gostava da franquia do Homem Formiga porque era a que melhor absorvia o tom do Universo Cinematográfico do estúdio. Mesmo não sendo grandes filmes, a direção e principalmente o ator dos dois anteriores conseguiam representar bem a alma, e a “piada”, que o herói deveria ser. O terceiro filme é tenebroso, não tendo nenhum ponto positivo à se destacar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reforços do Fluminense para a temporada de 2025

Leituras de Janeiro

Discos de 2024 que gostei