O Elenco do Fluminense no "Começo" de 2024

  O Fluminense foi campeão da Recopa Sul-Americana de 2024 e eliminado na semifinal do Campeonato Carioca com direito a baile do Flamengo. Com isso, um post no X, antigo Twitter, provocou os torcedores do Fluminense para responderem às seguintes perguntas acerca da temporada de 2024: Qual jogador mais te decepcionou? Quem mais te surpreendeu? Qual titular deve perder a vaga? Qual reserva deve assumir?  

Vou falar dos jogadores do elenco principal e daqueles que participaram das primeiras rodadas do Cariocão. Ainda acrescento algumas perguntas para apimentar ainda mais o debate e dar meus pitacos e contribuições desnecessárias.


.QUAL JOGADOR MAIS TE DECEPCIONOU? 


Essa é a pergunta mais difícil de ser respondida porque nenhum atleta caiu abruptamente de resultado, entretanto pouco foram os que conseguiram manter o nível, seja físico ou técnico. Keno é um dos jogadores que não conseguiu apresentar o mesmo nível de jogo. Por ter finalizado o ano passado em sua melhor fase, merece alguma chance. Mas não contribuiu em nada no ano e sumiu do time em momentos decisivos. Terans, recém contratado, jogou pouco e sempre foi mal escalado. Na sua estreia, contra o Bangu, entrou bem na partida, mas desde então foi um desastre em campo.


Correndo por fora, o representante do time alternativo do Marcão nas primeiras rodadas é o volante Walace. Atleta com técnica e experiência profissional, deixou a desejar e perdeu vaga no time titular para companheiros muito mais fracos tecnicamente. Mas a vontade deles sobressaiu.


.QUEM MAIS TE SURPREENDEU?


A pergunta que poderia ser mais difícil de responder. Entretanto, na última partida o Fluminense não podia contar com Thiago Santos, expulso no primeiro jogo da semifinal, e com Felipe Melo, sem condições de jogo. André retornou da suspensão e foi acompanhado de Manoel. Ele não jogou uma partida em mais de 9 meses e foi um dos melhores em campo no empate contra o Flamengo. Boa notícia para o torcedor. De resto, nada muito longe do normal. Arias foi um dos únicos titulares que manteve o alto nível. Guga fez boas partidas até quando seu físico permitiu. E Lelê, que vinha fazendo gols e decidindo partidas, caiu muito de produção.


Entre o time alternativo do começo do Carioca, dois jogadores foram muito bem. Felipe Andrade, depois de ser escalado em todas as posições defensivas, assumiu a volância e dominou as partidas que jogou. Além dele, o terceiro goleiro Victor Eudes mostrou que pode disputar uma vaga, nem que seja a do banco de reservas. Outro destaque que poderia ser feito é do Yago, jogador do Nova Iguaçu emprestado pelo Fluminense. Ele, que é filho do ex-jogador Iranildo, participou de uma excelente campanha no torneio e com muitas atuações elogiadas.



.QUAL TITULAR DEVE PERDER A VAGA?


Essa opinião não pode divergir tanto do primeiro questionamento. Todavia, pode-se basear na segunda questão e na ameaça de algum reserva que mereça a vaga. Keno, obviamente, poderia dar lugar ao Arias na esquerda, deixando Douglas Costa ou Marquinhos na direita. Martinelli, que não fez jogos exatamente ruins, poderia dar lugar ao Felipe Andrade em testes com o André. Pelo segundo jogo da final e pelo o que apresentaram, Thiago Santos ou Felipe Melo têm que sair para a entrada de Manoel.



.QUAL RESERVA DEVE ASSUMIR?  


A resposta não pode ser diferente da pergunta anterior. Manoel deveria entrar no time e Felipe Andrade ser ao menos testado.


.QUAL FOI A MELHOR PARTIDA?


O time principal não jogou tantas partidas, e ainda assim foi poupado em algumas situações. Com o elenco principal, o Fluminense jogou muito bem contra o fraco Bangu e fez um jogo bom contra a LDU, na volta da Recopa, com direito a muitos gols perdidos.


.QUAL FOI A PIOR PARTIDA?


Outra pergunta que não faltam respostas. Pela desorganização e vexame, o primeiro jogo da semifinal contra o Flamengo. Caso a resposta se baseie no descaso, o jogo contra o Botafogo, onde a chance de pegar um adversário muito mais fácil foi pro beleléu após o time tirar a quinta para recuperar a ressaca de quarta, quando ganhou a Recopa. O Boavista e o primeiro jogo contra a LDU também escancaram muitos problemas até a temporada. Mas como foram revistos, não se destacam tanto.


.QUAL FOI A MELHOR CONTRATAÇÃO?


Nenhuma contratação ainda mostrou que pode subir o elenco de patamar do ano passado. Renato Augusto fez bons jogos, mas Douglas Costa foi quem chegou mais perto de ameaçar a titularidade de alguém.


.QUAL FOI A PIOR CONTRATAÇÃO?


Tenho certeza que maioria da torcida odiou as atuações de Felipe Alves, mas não acho que teve culpa. Ele só terá que cortar um dobrado para se afastar da fama de “chama gol”. A verdade é que, entre os reforços, Antônio Carlos foi o pior dos que chegaram, principalmente no estilo Diniz.


.QUAL A APOSTA PARA A TEMPORADA?


Visto que o time principal não apresentou quase nada para a torcida, a aposta deve se basear muito na intuição do torcedor. Manoel fez um bom jogo depois de 9 meses sem jogar. Alexander, com a cabeça no lugar e boa preparação, pode alcançar o nível do ano passado. Felipe Andrade pode incrementar o meio de campo do time se conseguir jogar igual às primeiras rodadas do Carioca.


.QUEM DEVE SAIR DO TIME?

Lelê foi uma aposta do Diniz, que pediu sua aquisição, e até rendeu nas primeiras partidas. No entanto, seu ritmo e boa fase já sumiram. Daniel e Yony Gonzalez já saíram do time pois não acrescentavam em nada. David Braz, já em idade avançada, poderia pensar em ajudar o time de outra forma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reforços do Fluminense para a temporada de 2025

Leituras de Janeiro

Discos de 2024 que gostei